sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Johan Karl: “Parece que estou pilotando em Spa”

Após dar algumas voltas de reconhecimento da pista de Elkart Lake o piloto Johan Karl da STR declarou que pilotar em Elkart Lake é igual pilotar em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

- Estou adorando este circuito, me lembra um pouco o de Spa com curvas de alta, baixa e longas retas que passamos a mais de 320km/h por hora.

Johann deu 17 voltas no circuito de Elkart para reconhecer a pista e buscar o acerto ideal, marcando o tempo de 1:43.024, ficando em terceiro. Laercio Costa que completou 19 voltas marcou 1:39.739 e permanece em primeiro com Diego Araujo em segundo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

“Valeu a pena”


Diego Araujo, piloto da Brawn GP praticamente saiu da disputa pelo título da temporada da GP3 League, mais ainda se vê confiante para buscar o vice campeonato.


- Algumas horas antes da corrida, disse para o Laércio que se ele vencesse, eu já o consideraria campeão da GP3, e aconteceu. Falei pra ele o quanto valeu a pena essa temporada, cheguei ao meu máximo, dei tudo o que podia dar de mim e tirei o que podia do carro em cada etapa, e isto valeu muito apenas - declarou Diego Araujo emocionado ao saber o resultado da desclassificação da etapa de Guaporé.

O piloto da Brawn GP ainda tem chances de conquistar o vice campeonato brigando com Harlan Rodrigo:

- Estou contente e ainda confiante, porquê não? Nossa equipe foi campeã de construtores antecipadamente devido ao nosso esforço no campeonato e é isto aí, bola pra frente pois o campeonato ainda não acabou e em 2011 tem mais - declarou.

Laércio Costa ficou feliz por ter sido o vencedor mas declarou que estava triste com o que aconteceu com Diego:

- Eu não acreditei ao vê-lo desclassificado.Seria nossa primeira e talvez única dobradinha da temporada e também correndo juntos.É uma pena mais como ele mesmo disse valeu a pena este ano que andamos juntos, eu aprendi bastante com ele e com certeza ele deve ter aprendido algo comigo.

O piloto ainda declarou que não sabe se será ainda piloto da Brawn GP em 2011:
 
- Ainda não renovamos, a equipe não está no melhor momento em termos de dinheiro pois os patrocínios foram poucos, mas espero conseguir alguma coisa para o ano que vem.É cedo pra pensar nisto eu prefiro concentrar no titulo da temporada pra depois, quem sabe, pensar no futuro em uma equipe grande.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Laércio vence no Brasil e Brawn GP é campeã de construtores.

Laércio ganha no Brasil e fica muito perto do título da GP3 League
Neste fim de semana, a GP3 League desembarcou no Rio Grande do Sul, no Brasil, para a sexta etapa do mundial, penúltima do campeonato.

O campeonato que até agora em seis etapas viu 6 pilotos diferentes vencerem, porém os mesmos pilotos na briga pelas primeiras colocações das etapas e do mundial, entre eles Laercio Costa, Harlan Rodrigo e Diego Araujo.nO piloto da McLaren Rafael Moura chegou a ter chances matemáticas mais saiu completamente da briga do campeonato que agora vê Laercio e Harlan disputando o titulo da temporada em Elkhart Lake, nos EUA daqui a semanas.

Em Guaporé Diego Araujo entrou como vice líder do mundial com Laércio liderando e a queda de Harlan Rodrigo para terceiro na ultima etapa, em Alastaro.

O piloto da Brawn GP Laércio Costa liderou os treinos e fez a pole com o tempo de 0:53.881 seguido por Patrick Marques, estreante da Ferrari em segundo com 0:53.932. Em terceiro Reinaldo Rodrigues da Red Bull Racing com 0:53.959. Harlan Rodrigo se classificou em quarto e Araujo em 5º.

Na corrida os pilotos se preparavam ansiosos. Harlan e Diego esperavam fazer uma boa largada para se recuperarem no campeonato. Laercio largou e sustentou a posição, enquanto Patrick se enrolou e não largou bem e logo atrás se tocou com Diego Araujo e perdeu uma parte do carro, o piloto não entrou no pit para reparar e foi desclassificado da prova.

Diego Araujo, prejudicado pelo toque, começava ir em busca de Harlan Rodrigo, que no pit Stop ganhou a terceira posição de Reinaldo Rodrigues. Ítalo Santos vinha logo atrás fazendo uma excelente corrida e conseguiu ocupar a segunda colocação na estratégia montada pela RBR, enquanto Laércio administrava a corrida.

No fim Laércio vence com a melhor volta da corrida de 0:53.084 seguido por Diego Araujo em segundo, que foi punido pela direção de prova porque seu chassis estava com altura incorreta, talvez ocorrido pelo acidente logo no inicio da prova. Diego  ficou infeliz com a punição e não deu entrevista.

Com isso, Ítalo Santos que havia cruzado em terceiro herdou a posição de Diego Araujo e ficou com a segunda colocação. Harlan ficou em terceiro completando o pódio.

Ítalo fica em 2º após desclassificação de Araujo e Harlan ainda vai brigar pelo título.
Completando o grid ficou Reinaldo Rodrigues em quarto, seguido por Erick Franco da BMW em quinto. Johan Karl foi o sexto.  Com este resultado no GP do Brasil a GP3 League viu Laércio ser o sexto piloto a vencer no mundial, sendo assim 1 vencedor diferente em cada etapa.

Com a vitória de Laércio, a punição de Araujo e Harlan no pódio em terceiro, Laércio abre 7 pontos de vantagem para Harlan que novamente é o vice-líder do mundial com 32 pontos e Diego Araujo deu adeus ao titulo.

A equipe Brawn GP é a campeã de construtores com 67 pontos, a única equipe que em todas as etapas ambos os pilotos estiveram presente nas corridas.


Logo em segundo vem a BMW com 37 pontos, a Toyota em terceira com 32 empatada com a Mc Laren em quarto com 32, RBR em quinto com 30 e logo atrás as demais equipes medianas, mas isso ainda mudará pois resta uma etapa para o termino da temporada.

Confira abaixo como fica a decisão do campeonato:

Para que Laércio se consagre campeão em Elkhart Lake, nos Estados Unidos ele pode chegar pelo menos em 5º  sem depender de ninguém, mesmo que Harlan Rodrigo vença a etapa, assim Laercio faria 43 pontos e Harlan 42. Chegando em sexto e Harlan vencendo eles empatariam e o piloto da Toyota se tornará o campeão devido ao critério de desempate, número de vitórias. Caso Harlan chegue em segundo, basta Laércio ficar em oitavo lugar para consagrar-se o campeão da temporada.

O Grande Prêmio os Estados Unidos acontece daqui a duas semanas em Road América.

Road America é um circuito misto localizado em Elkhart Lake, Wisconsin, Estados Unidos. O circuito foi projetado por Clif Tufte, inaugurado em 1955 e recebe provas da SCCA Speed World Challenge Series, American Le Mans Series, ASRA e AMA Superbike além de outros eventos automobilísticos. Uma grande característica do circuito é o pouco número de arquibancadas que permite ao público assistir as corridas na área gramada permitindo uma circulação por praticamente todo o circuito.


Download das Hot Laps dos 3 primeiros em Guaporé:
http://www.4shared.com/file/wN6nI2QI/Vencedores_Brasil.html

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em uma prova bastante chuvosa, Gabriel Betarelo impõe dominio e vence de ponta a ponta na Finlândia.


Gabriel Betarelo vence em Alastaro, Harlan não participa e perde a liderança para Laercio Costa

Gabriel Betarelo, piloto da Williams dominou a etapa Finlandesa que abriu a reta final do campeonato. Fez a pole com 1:08.057 com Laercio Costa em segundo com 1:08.378 e Diego Araujo logo em terceiro.

No dia da corrida a chuva ainda dominava o circuito Finlandês, os pilotos foram pra pista e logo na largada Laercio erra, caindo para 5º e Diego Araujo herdou a segunda posição.

Harlan Rodrigo, até então atual líder do campeonato que largou em 4º acabou rodando e batendo quando disputava posição com Erick Franco e acabou abandonando o GP de Alastaro.

Na volta 14 os pilotos foram para a parada obrigatória e quem se deu bem foi Rafael Moura que optou parar na volta 17 e ainda saiu em quarto.

No fim Gabriel Betarelo cruza a linha em primeiro com o melhor tempo de 1:08.011 com  Erick Franco muito colado nele marcando 1:08.028 e Diego Araujo logo atrás também muito colado com 1:08.077.

Franco e Araujo chegam perto de Gabriel completando o pódio em Alastaro
Correndo em casa Johan Karl fez uma excelente corrida.Sem ter marcado tempo na classificação largou em ultimo e andou bem na chuva.O piloto da STR terminou em quinto fazendo uma bela corrida.

Com o abandono Harlan Rodrigo cai para terceiro, enquanto Diego sobe de terceiro para segundo na tabela de classificação.Seu parceiro Laercio Costa fica com 1 ponto a mais que Diego e com este resultado da Finlândia a decisão do titulo do campeonato vai para os Estados Unidos em Elkart Lake logo após o GP do Brasil já que os pilotos estão ponto a ponto no mundial.

Quem se dará melhor neste duelo entre 3 pilotos? Laercio Costa,  Diego Araujo, ou Harlan Rodrigo?

A GP3 League desembarca no Brasil que será a penúltima etapa do campeonato. Em uma semana os pilotos estarão acelerando fundo em Guaporé,  no Rio Grande do Sul.
 
Fiquem ligados!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Organizadores da GP3 League se reunirão na Inglaterra para discutir o calendario da temporada 2011.


No próximo dia 2 de Novembro a Organization GP3 League (OGL) irão se reunir na França para definir o calendário da segunda temporada da GP3 que será em  2011. Alguns países já estão sendo comentados nos bastidores como Bélgica, Qatar e Estados Unidos, que provavelmente será mais uma etapa de rua na categoria.

Também será discutido o regulamento,  inscrições das equipes e possível mudança nos chassis dos carros da GP3.

Laercio Costa, chefe da categoria também piloto da BrawnGP disse que especulações não são certezas, e que nada está  totalmente definido:

“Ainda estamos entrando em contato com cada país que temos em mente para as negociações das etapas nos circuitos. A grande certeza que temos é que realizaremos provas em circuitos tradicionais usados pela  Fórmula 1”, comentou.

Os organizadores se reunirão na França no próximo dia 2 com os responsáveis dos circuitos que receberão a GP3 em 2011.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ítalo Santos : " Estou confiante e feliz "

Ítalo Santos disse que vai para as corridas finais da temporada confiante, e feliz, mesmo estando na sexta colocação do Mundial de Pilotos com 12 pontos, 14 a menos que o líder Harlan Rodrigo. O melhor resultado do baiano foi no GP da China, mas Ítalo não vê razão para não estar otimista.

“Já estou pegando experiência na categoria e ainda tenho todas as chances de manter o meu objetivo. Isso é o que eu estou fazendo, e é por isso que eu assinei com a RBR: para ter essa oportunidade”, afirmou.

Ítalo evitou dizer que a corrida da China foi fundamental para o título, principalmente porque ele acredita que as próximas três pistas devem favorecer o carro da RBR. “Acho que as próximas três corridas serão muito interessantes, com certeza vão jogar mais para os nossos pontos fortes”, disse.
Ítalo comemora o 2º lugar na China com a equipe
“É engraçado, porque cada corrida vamos parece ser chamado de uma prova ‘fundamental’ e, enquanto cada resultado é obviamente importante, eu acho que você não diria que qualquer corrida é realmente crucial para sua campanha do título, é mais sobre o ritmo que você carrega em todo o balanço da temporada”, comentou.

“E, curiosamente, acho que Shangai mostrou que provavelmente irá realmente ter um par de corridas para ter um impacto mais significativo na classificação geral. Ok, Laercio teve duas boas corridas, e é bem no meio das coisas, mas Diego [Said] não correu em 2 corridas, e ele ainda está ali, e ambos Reinaldo e eu estamos prontos para atacar”, finalizou.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Confiram a volta da vitória de Jonathan Harder em Shangai

Jonathan Harder foi o vencedor da etapa de Shangai, na China. O video abaixo mostra a volta rápida do piloto da Williams que marcou o tempo de 1:36.786.



Download do HotLap dos três primeiros colocados da prova
http://www.4shared.com/file/WXYic51k/Podium_China.html

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Jonathan Harder vence de ponta a ponta em Shangai.


O piloto da Williams liderou toda corrida e venceu com facilidade na China. Harlan chega em quarto mas continua lider empatado com Laércio Costa.

Após a punição em Vila do Conde, Jonathan Harder foi o piloto do dia em Shangai, na China. A equipe Wlliams confirmou a contratação do piloto Gabriel Betarelo para correr ao lado de Harder neste fim de temporada.Gabriel correu na antiga GP3 League em 2008 e voltou as pistas em 2009 na Stock Cup na Virtual Speed Race.

Com dois carros no grid, a equipe mostrou que tem condições de brigar por vitórias, já que os lideres vem cada vez mais abrindo vantagem para quem vem atrás na tabela iniciando agora as atividades na GP3.

Sabado de sol em Shangai, a GP3 deu inicio aos treinos classificatórios que viu Reinaldo Rodrigues da Red Bull surpreender e levar a pole com o tempo de 1:36.774. Logo atrás em segundo Jonathan Harder com 1:36.889 e em terceiro Laercio Costa com sua BrawnGP marcando 1:37.184.

Harlan Rodrigo, lider do campeonato não obteve tempo pois um vazamento de óleo foi constatado em sua Toyota que teve de trocar o motor a 10 minutos antes de começar a sessão.

No domingo também de sól com autódromo lotado, cerca de 102 mil Chineses vieram acompanhar a etapa da GP3 League.

Logo na Largada Reinaldo da Red Bull erra e roda, caindo pra último, com isso Jonathan Harder assume a liderança da prova com Laercio Costa botando pressão e logo atrás mais uma Williams pressionava a BrawnGP de Laercio enquanto Diego Araujo também pressionava o piloto estreante na Williams.

Na volta 14, os pilotos fizeram a parada obrigatória para troca de pneus e reabastecimento. Harder saiu em primeiro e Ítalo Santos em uma ótima prova largando em 6º optou por parar logo em seguida, com isso saiu em segundo atrás de Harder que abriu vantagem para Ítalo.

Harlan Rodrigo, que parou uma volta antes, viu sua estratégia dar certo e ficou em quarto, atrás de Laercio Costa, era uma briga acirrada e os três pilotos brigam pelo campeonato.

Após vários problemas durante o campeonato, enfim Ítalo desencanta com o 2º lugar; depois de uma estréia sendo desqualificado, Harder vence fácil em Shangai; Laércio, em 3º, consquista seu 3º pódio seguido e continua firme na briga pelo título da GP3 League.

Com ritmo forte Jonathan Harder cruza a linha em primeiro.Ítalo Santos cruza em segundo e Laercio supera Harlan chegando em terceiro e com isso empatando com o piloto da Toyota em 26 pontos.Com 1 vitória na temporada Harlan permanece em primeiro.

O estreante na Williams Gabriel Betarelo chegou em quinto, superando Diego Araujo que também parmaneceu na mesma posição na classificação geral em terceiro coladinho em Laercio. Reinaldo Rodrigues da Red Bull que fez a pole e rodou na largada chegou em sétimo, marcando 2 pontos e lamentoando o acontecido.

Na reta final do campeonato, restando três etapas, a GP3 vai para a Finlândia. As previsões meteorologicas prevê um fim de semana chuvoso na região do circuito de Alastaro.

É a hora da verdade para os três primeiros colocados no mundial, e pelo que tudo indica o titulo será decidido na ultima etapa da primeira temporada, em Elkart Lake, nos EUA.