Regulamento


.1. APRESENTAÇÃO

Este campeonato visa trazer diversão e entretenimento a seus participantes. Não há prêmios financeiros, nem custos para os pilotos que participam. Assim, espera-se que todos que aqui se inscrevam, mantenham sempre a "esportiva", participando ativamente do campeonato, dando opiniões e buscando fazer o campeonato progredir a cada ano que passe. Qualquer pessoa poderá participar, obedecendo os requisitos necessários. Você pode achar complicado ler todas estas regras e ter que segui-las para participar do campeonato, mas lembre-se que elas são necessárias, senão nada iria dar certo e então o campeonato seria cheio de trapaças e sem bom senso. Por isto, LEIA estas regras, elas são necessárias.

Situações não previstas no regulamento serão avaliadas e decididas pelos organizadores.

Alterações em calendário, regulamento e outros itens podem ocorrer a qualquer momento, caso os organizadores julguem necessário. Caso alguma alteração ocorra, será divulgada no fórum do campeonato.


2. REQUISITOS


Para participar do campeonato, o piloto deverá instalar em seu PC os seguintes programas:

1. O jogo GRAND PRIX 3
2. GP3Video-Crack
3. gpxpatch 3.93
4. Hotxlap
5. GP3 Edit
6. Carset da GP3 League
7. Carshape da GP3 League
8. Pistas e Setups Base de cada pista

OBS: Todos os programas e demais itens listados acima se encontram para download no blog e no fórum da GP3 LEAGUE, assim como o tutorial de instalação.


3. PILOTOS, EQUIPES E ETAPAS

A - O Campeonato utilizará as 10 equipes que participaram da temporada 2009 de Fórmula 1 (McLaren, Ferrari, BMW Sauber, Renault, Toyota, STR, RBR, Williams, Force India e Brawn GP) mais 1 equipe extra (a Lotus), com 2 vagas para pilotos em cada equipe, sendo que a numeração dos pilotos nas equipes será conforme a temporada da Fórmula 1 2009, ficando a equipe extra com os números 18 e 19.

B - Cada piloto deverá inscrever-se em uma equipe, através do link "http://gp3league.forumbom.com/gp3-league-20101-incricoes-downloads-regulamento-f1/inscricoes-de-pilotos-e-equipes-t5.htm" no fórum do campeonato, devendo postar o NOME, a IDADE e CIDADE/ESTADO.

Exemplo de inscrição de pilotos:
Nome: Pedro José
Idade: 30 anos
cidade/estado: São Paulo,SP

Obs.: O participante deverá seguir as explicações contidas na página de Inscrição no Fórum para realizar devidamente a sua inscrição.

C - Se houver vaga no campeonato, qualquer piloto poderá se inscrever no mesmo.

D - O piloto que se ausentar 4 corridas alternadas, ou 2 consecutivas, poderá ser excluído do campeonato a critério da organização, para ceder vaga a possíveis pilotos na fila de espera.

E - Será campeão entre os pilotos aquele que somar o maior número de pontos ao final do campeonato. A recíproca é a mesma para o campeonato de construtores.

F - Todas as equipes terão a mesma potência dos motores durante o campeonato: 900 BHP's.

G - A GP3 LEAGUE terá 7 etapas, conforme o calendário, que serão disputadas em sistema de Hot Laps. O campeonato consiste em cada jogador fazer suas HotLaps sozinho em seu Grand Prix 3, o melhor tempo obtido deve ser salvo e enviado dentro dos prazos prescritos para o e-mail da Organização: gp3.league@yahoo.com.br.

H - O piloto só estará apto a participar das etapas quando já estiver inscrito no fórum, ter uma equipe e tiver usando seu carro do carset.

OBS: Para temporadas posteriores, o sistema de disputa bem como a escolha das pistas poderá ser alterado, sempre com o intuito de oferecer maior diversão aos participantes.


4. CONFIGURAÇÕES

A - A hot Lap deve ser feita no modo "Pratice" (TREINO).

B - O nível de dificuldade do jogo deverá estar no "ACE" (ÁS).

C – Dentro do jogo, o participante deverá ir e configurar da seguinte maneira: em Opções à em Opções de corrida à em Clima personalizado à 000%.

Obs.: Se alguma etapa tiver chuva será avisado no tópico da prova a porcentagem do clima.

D - As pistas a serem utilizadas devem ser aquelas disponíveis para download no site (Visitem o fórum regularmente para estarem cientes de quaisquer novidades ou modificações nas pistas que serão divulgadas na semana de cada GP).

E – Os participantes deverão utilizar o SETUP BASE do carro oferecido junto com a respectiva etapa pela organização. Somente a partir desse setup o participante poderá modificá-lo para a etapa.

F – O participante poderá apenas modificar o SETUP do carro nas configurações de Aerofólios (dianteiros e traseiros), regulagem dos freios e as relações de marchas. Será proibido ao participante modificar o setup avançado do carro, sob pena de DESCLASSIFICAÇÃO da etapa.

E - Os pilotos deverão utilizar o carset do campeonato, ele deve ser instalado utilizando o software GP3Edit, ambos localizados na sessão "Downloads".

F - Serão permitidas apenas as ajudas disponíveis no modo ACE (ÁS), F2, F7 e F8. É permitido ligar/desligar as ajudas durante a hot Lap.

G - É proibida qualquer alteração no carset.

H - É proibido salvar o jogo durante a hot Lap. Somente é permitido salvar e carregar o jogo na 1ª volta de aquecimento. Sob pena de desclassificação da etapa.

I - Não haverá limitação sobre a forma com que se controla o carro na GP3 LEAGUE. Volante, joystick, teclado, todos serão permitidos, porém, nenhuma forma de controle automático pelo computador será permitida.

J - As configurações dos controladores terão de ser fixas em: Steering Help (SH) = 100%, Max Lock = 12 graus e RWCS = 50%.

L - No GPxPatch marque a opção na aba gpxSet: "Car power team dependance" (Força do carro dependendo da equipe), e não marque as opções na aba gpxLap: "Enable in-car setup changes", e "Enable Save/restore car state". Sob pena de desclassificação da etapa.

M - Não será utilizado nenhum arquivo de física, que deverá ser a original do jogo.

N - Só serão aceitas as voltas realizadas nas datas de cada GP, ou seja só valerá as voltas feitas no sábado e domingo de cada etapa.

O - Cada participante deve enviar sua HotLap com seu próprio nome escrito no jogo. Caso não aconteça, o piloto será DESCLASSIFICADO da etapa.

P - É PROIBIDO a realização de várias inscrições por um único participante. Todos os participantes terão de correr como um único piloto evitando assim uma possível manipulação de resultados com a utilização de nomes fictícios.


5. ENVIO DE HOT-LAPS E NOMENCLATURA

A – A organização da GP3 LEAGUE, sempre logo após cada etapa, disponibilizará a pista da etapa seguinte com antecedência, para cada participante poder conhecer, treinar e acertar seu carro para a respectiva etapa.

B - Os pilotos têm a semana livre para treinar e postar seus tempos no fórum para que sejam comparados com os demais pilotos. Abra o arquivo de volta usando o HotxLap e pegue as informações de nome e equipes, e o tempo com os setores rápidos como no exemplo:

Diego Araujo (Brawn GP - Mercedes) - 1:53.010 (split1 0:24.759, split2 1:38.559)

Depois outro membro faz um tempo melhor, copia o tempo anterior e cola da seguinte forma comparando a sua volta rápida:

01. Laercio Costa (Red Bull - Renault) - 1:52.805 (split1 1:10.774, split2 1:38.761)
02. Diego Araujo (Brawn GP - Mercedes) - 1:53.010 (split1 1:10.759, split2 1:38.559)

E assim sucessivamente. E em caso de empate de tempo compare através dos Split 1 e 2 mais rápidos.

C – Somente serão válidas a Hot Lap para a etapa, as voltas realizadas no sábado e domingo de acordo com a data estabelecida no calendário. No software HotxLap a organização da GP3 LEAGUE verificará as datas e horários em que a volta rápida foi realizada e salva.

D - Após completar sua melhor volta no Treino, o piloto deve apertar a tecla "Esc" e clicar em "Opções/Salvar" e "Jogo" e salvar seu arquivo com a seguinte nomenclatura: Piloto-Equipe.upx.

Por exemplo: Rubens Barrichello-Brawn.upa (a extensão de arquivo de volta para cada etapa, como neste exemplo ".upa", é configurada pelo próprio gp3).

OBSERVAÇÃO: O participante deverá salvar e enviar o arquivo de JOGO GRAVADO e NÃO o arquivo VOLTA RÁPIDA, sob pena de DESCLASSIFICAÇÃO. Pois somente será possível assistir a volta para ser analisada se o participante salvar “o JOGO”.

E – Após salvar o arquivo, o participante deverá conferir no software HOTXLAP se o Cheksun é o mesmo liberado pelo Adimin. Caso a organização verificar que as numerações de cheksun não correspondem às liberadas o piloto será desclassificado da prova.

DICA: o participante pode verificar os checksun´s corretos no link de cada etapa no fórum da GP3 LEAGUE.

Verifique os valores do cheksun no Hot Lap, é apenas precaução! Sugiro que treine os valores corretos antes de iniciar a hot lap.

Em caso de erros persistirem procure ajuda no fórum, ou com parceiro de equipe, pois pode ser apenas falta de atualizar o GPVideo (ensino como atualizar no tópico de downloads), ou re-instalação do carset.

F – As HotLaps poderão ser feitas durante o sábado e o domingo de cada etapa marcada, porém só poderá ser enviada no domingo.

G - O prazo inicial e final para entrega das HotLaps será 00:00 até ás 23:59 do domingo, sendo este, HORÁRIO DE BRASÍLIA (Brasília é a Capital Federal do Brasil). É responsabilidade dos PARTICIPANTES calcularem as possíveis diferenças de fuso-horário de seus Estados ou países para que as entregas sejam feitas no prazo correto.

OBSERVAÇÃO: Caso o participante, por motivo muito relevante, não poder entregar seu arquivo nesse prazo, deverá enviá-lo antecipadamente para o email da organização juntamente com uma justificativa plausível, a qual será analisada pela organização da GP3 LEAGUE. Repetindo, somente em casos extremos com uma boa justificativa e enviar antes do prazo, nunca após.

ATENÇÃO: Devido ao tamanho do arquivo, o participante deverá enviar seu arquivo ZIPADO ou COMPACTADO.

H – Os arquivos terão que ser entregues ao seguinte e-mail: gp3.league@yahoo.com.br que é o e-mail da Organização.

I - NÃO HAVERÁ TOLERÂNCIA PARA ENTREGAS APÓS O HORÁRIO PRESCRITO, ACARRETANDO EM DESCLASSIFICAÇÃO.

J - Se alguém não enviar o arquivo para determinada etapa, ele NÃO sofre nenhuma punição, mas perde a chance de disputar mais pontos no campeonato e de figurar na classificação deste GP.

L - É proibido o envio de mais de um arquivo por corrida do mesmo piloto. Um número ilimitado de hotlaps a serem conferidas torna extremamente demorada a análise das mesmas, bem como a publicação dos resultados e atualização do site. A organização efetivará o recebimento de apenas uma hotlap por piloto em cada evento, portanto somente será válida a primeira volta enviada, descartando as demais.

OBS: A organização se compromete a manter total sigilo sobre os tempos de volta obtidos antes das datas-limite de cada etapa, bem como de respectivos setups. Os resultados de cada etapa serão publicados depois de expirados estes prazos.


6. PUNIÇÕES

Serão punidos aqueles que cometerem os seguintes erros:

A - Toque em muro - Acréscimo de meio segundo no tempo do piloto;

B - Cortar chicane - Acréscimo de meio segundo no tempo do piloto

C - Usar o atalho Shift+Q para retornar aos boxes - Sujeito a Desclassificação da prova (complete a volta, pare na pista e salve)

D - OTW 4 - Significa que usou as 4 rodas na grama ou cortou chicane. Isso pode ser analisado no Hot Lap. Acréscimo de meio segundo no tempo do piloto.
OBS.: o limite de OTW é 2

E - Numeração de cheksun errada - Desclassificação da etapa

F - Ofensas a membros serão analisadas pela administração da Liga,que pode resultar no piloto ficar fora de uma etapa e perder 10 pontos no campeonato ou ate´mesmo a expulsão no do campeonato.


7. SISTEMA DE PONTUAÇÃO

A pontuação seguirá o modelo da Temporada 2009 da Fórmula 1 e premiará só os 8 primeiros colocados nessa seqüencia:

1º lugar - 10 pontos
2º lugar - 08 pontos
3º lugar - 06 pontos
4º lugar - 05 pontos
5º lugar - 04 pontos
6º lugar - 03 pontos
7º lugar - 02 pontos
8º lugar - 01 pontos


8. DESEMPATE

A - Em caso de empate nos tempos de volta, ficará na frente quem tiver a melhor 1ª parcial. Persistindo o empate ficará na frente aquele que tiver a 2ª melhor parcial. Continuando o empate ficará a frente aquele que tiver enviado a volta primeiro, de acordo com as datas e horários de entrada na caixa de mensagens do email oficial.

B - Em caso de empate no campeonato de pilotos ou construtores, vencerão aqueles que possuírem mais vitórias. Persistindo o empate vencerão aqueles que tiverem maior número de segundos lugares, terceiros, quarto lugar, quinto, e etc, exatamente nessa ordem.


9. PREMIAÇÕES

NÃO é nosso intuito realizar o campeonato visando premiar alguém. Estamos realizando este campeonato simplesmente para diversão de quem participa e organiza. Assumimos que não haverá RECOMPENSA MATERIAL. O prêmio é apenas a diversão.