sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Confira um balanço geral da primeira temporada da GP3 League.

A equipe Brawn GP levou os títulos de construtores e de pilotos da GP3 League.
Com uma temporada de inicio no Automobilismo virtual fantástica, a GP3 League contou com a participação de 17 pilotos nas etapas do mundial.

Por ter sido a primeira temporada, alguns pilotos e equipe tiveram dificuldades em alinhar seus carros ao grid, sendo assim apenas 3 pilotos participaram em todas as etapas do campeonato.Foram eles: Laercio Costa , Johann Karl e Rafael Moura. Além de participar em todas as 7 etapas, Laercio foi o piloto em que mais subiu ao pódio na temporada. Foram 5 pódios em 7 etapas sendo assim o campeão da GP3 League com 49 pontos no total, contra 40 de Harlan Rodrigo que participou de 6 etapas, subiu em 4 pódios somando na temporada 40 pontos.

Diego Araujo até tentou mas não teve sorte e acabou sendo desclassificado de uma etapa que poderia deixá-lo vivo na temporada na disputa pelo título e não participando da última que poderia lhe dar o vice-campeonato.Araujo ficou em terceiro no mundial.

Outros pilotos também marcaram seus nomes na GP3 League.Foi o caso dos pilotos Erick Franco, Gabriel Betarelo e Jonathan Harder que fizeram estréia depois da temporada ter começado e levando assim uma vitória.

Além disso a temporada teve algumas semelhanças com a temporada da Fórmula 1 2009:

Os pilotos correram com os carros e equipes da F1 2009.
O campeão e vencedor de mais provas foi Laercio, que pilotou a BrawnGP de Jenson Button.
O terceiro colocado no mundial foi Diego Araujo, que pilotou o carro de Rubens Barrichello.
A equipe campeã de construtores foi a BrawnGP-Mercedez.

Com etapas emocionantes e pegas alucinantes, as provas foram marcadas por acidentes, desclassificações e muitos duelos de gigantes.

No duelo de Diegos, Araujo levou a melhor deixando Diego Said em segundo no México na primeira etapa da GP3 League.  Foi a primeira vitória do piloto Brasileiro na carreira que ultrapassou o piloto da BMW na última volta deixando Said a apenas 0.104s atrás.Harlan Rodrigou cruzou em terceiro.
A GP3 League começa no México com vitótia de Araújo.
Na segunda etapa da temporada em Hockenheim, na Alemanha, Harlan Rodrigo mostra força e vence o Grande Prêmio com Rafael Moura da McLaren em segundo e Laercio em terceiro.Foi o melhor resultado do piloto Inglês da McLaren na temporada.
Harlan é o mais veloz no GP da Alemanha e comemora com a equipe Toyota.
Após uma vitória brilhante de Harlan na Alemanha,  a GP3 desembarcou em Portugal, palco da terceira etapa do mundial GP3 League.Uma pista de rua muito rápida Erick Franco estreava com vitória pela BMW Sauber cruzando lado a lado com Laercio Costa, foi apenas 0.025s de diferença entre Laercio e Erick.Diego Said também da BMW cruzou em terceiro. Harlan que havia vencido na Alemanha foi punido em Portugal por ter tocado no muro e Rodrigo Rocha da McLaren desclassificado por cortar chicane.
No circuito de rua do GP de Portugal, Franco é quem leva a melhor.

Outro a vencer em estréia na categoria foi Jonathan Harder, que dominou na China e subiu no lugar mais alto do pódio. Ítalo Santos da Red Bull cruzou em segundo e Laercio em terceiro após uma prova super disputada.
Harder estréia com vitória no GP da China.
Na quinta etapa da temporada, disputada na Finlândia o esperado aconteceu.A chuva tomou conta do circuito entre os treinos livres até a corrida.Para alguns pilotos foi “tenso” andar na chuva Finlandesa, mais quem amou tudo aquilo foi Gabriel Betarelo que venceu a etapa deixando Erick Franco da BMW Sauber em segundo e Diego Araujo da BrawnGP em terceiro. O destaque da prova foi o piloto Johann Karl que corria em casa fez uma exelente prova chegando em quinto.
Betarello é mais rápido em chuva no GP da Finlândia.
Sexta etapa, clima de decisão do campeonato. Era Laercio Costa, Harlan Rodrigo e Diego Araujo brigando para saírem com vantagem no campeonato que obviamente com aquela classificação atual só seria disputada nos Estados Unidos em Elkhart Lake. Laercio Costa acabou levando a melhor e vencendo, e então saindo lider do campeonato.Ítalo Santos deu uma de intruso cruzando em segundo com sua Red Bull.Harlan Rodrigo cruzou em terceiro. Diego Arujo cruzou a linha no pódio mas foi punido pela direção de prova e deu adeus ao título.Com isso Harlan assumiu o segundo lugar no campeonato e a decisão foi para Elkhart Lake.
Com a vitória de Laercio no Brasil a equipe BrawnGP conseguiu o título de construtores na GP3 League, que viu 6 pilotos diferentes vencerem 6 provas  na temporada e o campeonato seria decidido da seguinte forma:
Para que Laércio se consagrasse o campeão em Elkhart Lake, nos Estados Unidos ele teria que chegar pelo menos em 5º  sem depender de ninguém, mesmo que Harlan Rodrigo vençesse a etapa, assim Laercio faria 43 pontos e Harlan 42. Chegando em sexto e Harlan vencendo eles empatariam e o piloto da Toyota se tornaria o campeão devido ao critério de desempate, número de vitórias. Caso Harlan chegasse em segundo, bastava Laércio ficar em oitavo lugar para consagrar-se o campeão da temporada.
Laércio vence as duas últimas provas e conquista o título da GP3 League.
Elkhart Lake, Estados Unidos.Ansiosos os pilotos tiveram que esperar por 3 semanas para inicio dos treinos livres. Com treinos já valendo, Laercio já mostrava o favoritismo liderando toda sessão pro GP dos EUA. Harlan vinha logo atrás tentando achar o acerto ideal da pista, enquanto Araujo ficou em segundo nos treinos. Minutos antes da largada o carro de Diego apresentou problemas mecânicos e não pôde nem se quer largar.Foi uma pena pro piloto Brasileiro que teve que dar adeus ao título com uma desclassificação e adeus ao vice-campeonato que ainda estava em jogo entre ele, Harlan e Laercio. Na corrida os pilotos andavam com a faca nos dentes, parecia que não existia um título em jogo e no fim Laercio vence consagrando-se campeão da GP3 League.

E assim foi a primeira temporada da GP3 League em 2010 que teve a equipe BrawnGP como campeã de construtores e Laercio Costa, da Brawn como piloto campeão.Foi o primeiro título do piloto Inglês na carreira.

A GP3 retorna em 2011 com grandes mudanças nas equipes, pilotos e regulamento.

Breve as inscrições estarão abertas e um novo site será anunciado pela organização do campeonato, que pode estar fechando um novo patrocínio para a segunda temporada da categoria no AV.

Aguardem, e mantenham-se atualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário